1 – Crie um local de trabalho
Demarque seu território. Estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente.
2 – Estabeleça uma jornada de trabalho razoável
Ok, você trabalha em casa, mas isso não significa que sua jornada diária de trabalho deve ser semelhante à praticada no início da Era Industrial. Estabeleça uma carga horária de trabalho e cumpra-a à risca.
3 – Evite distrações
Se você tem filhos, gato, papagaio, cachorro, estabeleça limites para eles. Crianças aprendem cedo, então comece cedo a deixar claro que, embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho.
4 – Comunique-se
Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores.
Se você é o empregado de alguém, essa dica torna-se ainda mais crucial. Informe ao seu chefe quando abrir os trabalhos, mantenha contato frequente com ele. Faça com que ele se lembre que você existe.
5 – Tenha uma lista de tarefas
Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista exequível de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la.
6 – Faça pausas
Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você dava uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito, também, quando estiver ralando em casa.
7 – Mantenha seu local de trabalho organizado
Afinal de contas, o seu escritório residencial não é a casa da Mãe Joana, certo? Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.