O primeiro evento registrado na história data em 776 a.C onde ocorreu a primeira Olimpíada em honra de Zeus. A partir daí as competições de caráter esportivo foram sucedendo-se periodicamente como os Jogos Píticos, realizados em Delfos, de 4 em 4 anos em homenagem a Apolo, os jogos Ístmicos, realizados em Corinto, em honra a Poseidon; todos estes eventos criaram o ciclo de festas helênicas.

.

Com a frequência com que eram realizadas e das datas previamente estipuladas, estas festas foram às precursoras do que chamamos hoje de “Calendário de Eventos”. Este calendário permitia que os gregos fizessem uma viagem previamente programada de acordo com as datas das festas em homenagem aos Deuses consagrados.

Seguindo a sugestão grega, os romanos adaptaram também um calendário de festividades comemorativas durante o apogeu de suas conquistas militares e prosperidade econômica por volta do ano 70 a.C. em Pompeia onde havia um enorme anfiteatro destinado a exibições incomuns chamados de circenses.

Mais tarde encontramos relatos de surgimento do Circo Máximo de Roma, este por sua vez veio abaixo devido a um terrível incêndio e somente após 40 anos, o imperador Júlio César o reconstruiu, transformando-o em um grandioso monumento de três andares com pórticos e colunas.

Neste espaço havia lugar para 87 mil espectadores em torno de uma arena de 200 metros de comprimento por 1,87 metros de largura e 53 metros de altura. Este grandioso monumento é conhecido até os tempos modernos como o Coliseu, cujas ruínas são cartão postal da Cidade Eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat