- Crie uma rede de afiliados
- Procure parcerias ideais
- Elabore um trabalho de prospecção
- Invista em eventos menores
- Faça campanhas de divulgação
- Que tal o marketing digital?
1 – Crie uma rede de afiliados
De maneira bem direta e clara, o afiliado é uma pessoa selecionada por você para vender as inscrições do seu evento e receber uma comissão em cima disso. Por essa razão, é muito importante que eles estejam inseridos no ambiente em que o seu público-alvo está, pois é esse contato direto que faz toda a diferença nessa estratégia.
Em alguns casos, quando o valor da inscrição é um pouco mais alto, por exemplo, muitos organizadores chegam a estabelecer metas para os afiliados e oferecem bonificações, como um desconto ou uma inscrição gratuita para o evento.
2 – Estabeleça Parcerias
Outra forma de como atrair público para o seu evento é através de parceiros e patrocínios. Não devem ser vistos apenas como uma fonte de renda, e sim como um elo de propagação dos ideais, cultura e valores do seu evento.
Alguns bons exemplos são as institucionais, como associações e entidades de classe para eventos técnicos, universidades para os que tenham um perfil mais científico ou acadêmico e empresas privadas para públicos corporativos. É importante também conhecer quais o cuidados se deve ter antes de fechar qualquer contrato. Tudo para evitar frustrações ou imprevistos futuros!
Buscar parcerias com outros eventos também é uma ótima forma de atrair participantes. Se o seu é de grande porte, uma opção é entrar em contato com eventos menores, que tenham um perfil mais regional para tentar uma colaboração.
3 – Elabore um trabalho de prospecção
Você conhece o processo de prospecção? Pode até parecer algo complexo, mas não é! Essa é uma estratégia de vendas que busca facilitar a geração de interesse por um evento em um grupo específico. Além do que, pode ser uma excelente ferramenta para eventos que tenham valores altos de inscrições se tornarem mais acessíveis e, consequentemente, venderem mais.
Antes de iniciar o processo é necessário:
- Estruturar uma equipe com funções específicas;
- Estudar o perfil do público-alvo;
- Desenhar o processo;
Criar os templates das mensagens e scripts para ligações.
Levante as informações básicas como nome, telefone e e-mail, além de informações que te ajudem a trazer aquele grupo para o seu evento. Depois utilize formas diversas para estabelecer um contato – ligação, e-mail ou mensagens em redes sociais – com a pessoa de interesse. É importante também personalizar os seus contatos e ler as informações sobre a pessoa com que deseja falar, afinal, a ideia não é apenas vender inscrições, mas conquistá-los.
Nesse tipo de processo é indispensável ter empatia e bom senso para saber até quando a venda faz sentido, afinal, ninguém gosta de ser taxado como vendedor chato – fuja desse perfil! Então, estabeleça critérios e intervalos, mas não deixe de investir em ligações diárias e e-mails em disparada, direcionados e bem construídos.
No caso de instituições, busque sempre o contato do decisor, aquele que terá o maior poder de influência. Uma prática que tem crescido no mercado é a de enviar convites para gestores de empresas, na tentativa de fazê-lo conhecer o evento, para numa próxima edição levar toda a equipe. Ah, e esse processo também pode ser aplicado na procura de patrocinadores.
4 – Realize eventos menores
Mais uma dica de como atrair público para o seu evento é buscar engajar os futuros participantes muito antes do Dia D, e isso pode ser feito através de palestras e workshops gratuitos. Esses eventos menores acabam influenciando os participantes a conhecerem aquele tema com mais profundidade e ainda cria uma expectativa positiva.
5 – Faça campanhas de divulgação
As campanhas de divulgação buscam atrair participantes para o evento de uma forma mais braçal – colocando a equipe na rua mesmo! – e, na maioria das vezes, com o apoio de materiais impressos, buscando locais estratégicos para alcançar o público-alvo, como a divulgação de flyers em uma universidade, por exemplo.
Essa forma de atrair participantes se torna ainda mais efetiva se você combiná-la a outras estratégias, como as que já citei aqui no texto, na tentativa de reforçar a divulgação do evento. Mas não esqueça de pesquisar bem os locais em que vai realizar as ações, pois há um custo de material impresso e de equipe.
Aposte também nas mídias tradicionais, pois nem todas as pessoas se encontram, exclusivamente, no ambiente virtual, como as emissoras de TV local, rádios, jornais e outdoors.
6 – Busque o marketing digital
Utilize as mídias sociais a seu favor! O ambiente digital está cheio de participantes em potencial para o seu evento, tudo que você precisa é entender seu comportamento e a forma correta de chegar até eles. Além disso, elas têm um custo bem menor que o das mídias convencionais.
Uma regra básica é manter as redes sociais do seu evento atualizadas – e se você ainda não fez, já está na hora! Através delas você consegue divulgar todas as atrações e informações importantes de maneira rápida e leve. Elas também são essenciais para o engajamento dos futuros participantes e, assim como um site, marcam a identidade do seu evento.
Você também pode investir em divulgações pagas, aquelas que são geradas nas redes sociais e pelo Google Adwords e que vão chegar até o seu público de acordo com o histórico de buscas pela área de interesse, por exemplo. E outra ótima alternativa é utilizar o marketing de conteúdo para gerar tráfego para o site do seu evento.