Para construir uma boa estratégia de vendas para seu evento, é preciso compreender as emoções que atuam na percepção do público e como usar isso a seu favor. Entender quem são as pessoas, quais os comportamentos em comum e o que pode ou não ser estimulado.
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Como o cliente se sente em relação ao seu evento pode te nortear na hora de definir e a produzir os conteúdos que são utilizados na nutrição dos leads.
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Nesse post, propomos a você separar alguns minutinhos para entender como estes 4 sentimentos podem influenciar nas suas vendas. Vamos lá?
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Vem com a gente!
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Por natureza, o homem é um ser curioso e os organizadores podem (e devem!) recorrer a essa característica para impulsionar as vendas dos seus eventos. Mas como fazer isso?

Para descrever, vamos pensar que o evento é como uma caixa que ainda não foi aberta. Enquanto o conteúdo da caixa for desconhecido pelo público, provocará sensações e dividirá as opiniões sobre o que nela está contido. Ao apresentar gradativamente aos compradores o que está programado para o evento, irão pouco a pouco despertar um sentimento de curiosidade para ver algo especial e, se adequadamente estimulado, irá refletir nas vendas iniciais dos ingressos/inscrições.

2. Interesse

Depois do conteúdo ter sido apresentado e saciada a curiosidade do público, o desafio agora é fazê-los se interessar pelo evento. Neste momento, ter um bom planejamento será o divisor de águas para a estratégia de vendas, pois é nesta etapa que poderá fazer o usuário se tornar um participante, ou fazer com que ele perca completamente o interesse pelo evento. Como ninguém quer a rejeição, a dica é investir em uma divulgação assertiva, coerente com os ambientes que está inserido o seu público e com conteúdo de qualidade.

Isto quer dizer que todas as ações devem estar em todas as redes sociais? Não necessariamente. Por exemplo: se seu evento é um congresso de odontologia com foco na área de radiologia, fazer uma campanha no Facebook pode não surtir o efeito desejado. Nesse caso, talvez seja mais eficaz divulgar nas comunidades on-line como fóruns e sites especializados e o LinkedIn, que é uma rede social voltada para assuntos profissionais, apresentando os nomes de palestrantes, trilhas de conhecimentos, mostrar como foi a edição anterior, informações sobre os palestrantes, quem são os patrocinadores envolvidos.

3. Urgência

Uma das ações que mais gera resultado é durante o anúncio de mudança de lote. Nesse momento, os gráficos de visitas e compras dão um salto em relação às métricas anteriores porque, ao informar ao usuário que o lote irá ficar mais caro, ele precisará tomar a decisão de comparecer ao evento e garantir que não pague pelo valor mais caro. Publicações anunciando que os ingressos/inscrições estão perto de esgotar, juntamente com campanhas chamando o usuário para a compra, é outra forma de despertar o senso de urgência. Nesse caso, a dica é usar este comportamento ao seu favor e, nos dias anteriores à mudança, investir em comunicações para alertar o potencial participante.

4. Saudade

O evento passou e o trabalho acabou, certo? Errado. O laço feito com o cliente deve continuar mesmo após o evento. Cultivar essa relação e manter o contato é fundamental para estimular novas compras e transformar o comprador em defensor da marca/evento. Um cliente satisfeito, além de participar novamente, pode influenciar pessoas da sua rede e assim levar mais gente para o seu evento.

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